Biblioteca Escolar

CONCURSO FINAL DE LEITURA
Decorreu no dia 14 de junho, no Centro Escolar, a final do Concurso de Leitura referente aos alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade. Desta forma participou 1 aluno de cada ano (os que tinham sido selecionados no último concurso a nível de Escola), dos Centro Escolares de Celorico, Fermil, Gandarela e Mota.
Cada aluno participante teve que respondeu a um questionário e fazer a leitura de um excerto de uma obra referente ao seu nível escolar. As perguntas foram colocadas pela bibliotecária Ana Maria, e estas foram avaliadas por um júri constituído para o efeito.
Constatou-se que todos os alunos estavam bem preparados e, como eles disseram, deram o seu melhor. Foram momentos de grande prazer e também de nervosismo.
O professor Horácio entregou o prémio à aluna Maria João Martins, vencedora do 3º ano da EB1 da Mota e a subdirectora Maria José, em representação do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, entregou-o à aluna Joana, vencedora do 4º ano, também da EB1 da Mota.
Durante o momento de entrega dos prémios os representantes do jurado proferiram elogios aos alunos pela sua prestação, pelo gosto demonstrado pela leitura, elogiaram os seus professores pela orientação e esforço que desenvolveram durante o ano, assim como à equipa das bibliotecas escolares, e por fim os devidos agradecimentos ao técnico do som.
Todos os alunos e crianças do Centro Escolar de Gandarela estiveram a assistir com muito entusiasmo, bem como as crianças dos Jardins de Infância de Caçarilhe, Ribas e do Rego.
Também fomos presenteados com uma dramatização da história “Uma linda Cinderela”, pelas crianças da turma A, uma “Dança do Pinguim”, pela turma B do JI de Gandarela e por uma dança "Vinte e Quatro Magic", pela turma do 3ºF da EB1 de Gandarela.
No final, as vencedoras, perante a questão formulada sobre o significado da participação e vitória no concurso, elas disseram:
“– Fiquei contente. Gosto de ler. Dei o meu melhor”, disse a Maria João Martins.
“– Fiquei contente. Adoro ler”, disse a Joana.
Para recordar, o que se podia ler no painel: “Cada leitura é um passo para as alturas” e “AMA LER”.











__________________________________________

Sessão de aprendizagem com Ilustrador de livros

O Ilustrador Sebastião Peixoto esteve no Centro Escolar com as crianças dos Jardins de Infância de Caçarilhe, Gandarela, Rego e de Ribas, na biblioteca, no dia 31 de maio, a explicar como se faz e pinta os desenhos nos livros. Acrescentou que só o faz após a leitura dos livros que vai trabalhar.

Depois da referida explicitação, fez a lápis de carvão dois desenhos em papel de cenário.











.......................................................................................................................................................
Trabalhos produzidos pelas crianças
.......................................

 ----------------------------------------------------------------------
 ----------------------------------------------------------------------

__________________________________________

Análise da obra "Contos Populares", de Adolfo Coelho, com as turmas do 2º ano.



 Contos Populares Portugueses são contos de todos os tempos e de todas as idades. Uma obra que nos devolve o imaginário e o maravilhoso da nossa cultura popular, e de que faz parte, entre outras, História da Carochinha, A Formiga e a Neve, O Coelhinho Branco, A Raposa e o Lobo, O Compadre Lobo e a Comadre Raposa e Os Dois Irmãos.
Pesquisado na Internet
Francisco Adolfo Coelho foi um pedagogo e pedagogista, filólogo e escritor português. Autodidacta, que foi uma das figuras mais importantes da intelectualidade portuguesa dos finais do século XIX. Wikipédia
Nascimento15 de janeiro de 1847, Coimbra
Falecimento9 de fevereiro de 1919, Carcavelos
Nome completoFrancisco Adolfo Coelho

____________________________________________________

Análise da obra "Contos de Perrault", de Maria Alberta Menéres, com as turmas do 3º ano.

Estes Contos de Perrault são "as matrizes" dos contos de fadas que povoam toda a literatura infantil. Neste livro não se tentou nem uma adaptação nem uma simplificação, mas sim uma tradução tanto quanto possível literal, de modo que não se perdesse o seu estilo agudo e encanto poético.  
                                                                                                                                         Pesquisado na Internet

Maria Alberta Menéres

__________________________________________________

Análise da obra "O Têpluquê", de Manuel António Pina, com as turmas do 2ºC e 2ºD (10-5-2017)

 

O Têpluquê e Outras Histórias

Brincar com as palavras, eis o que interessa a este autor. A primeira história começa logo com consoantes e vogais que entram em desacordo por causa da sua importância dentro das palavras. Depois há outras que têm protagonistas como a Ana, uma menina curiosa e pensativa, e um escaravelho que é contador de histórias, mas que se revela, ele mesmo, uma belíssima história.

Manuel António Pina foi um jornalista e escritor português, premiado em 2011 com o Prémio Camões. Wikipédia
Nascimento18 de novembro de 1943, Sabugal
Falecimento19 de outubro de 2012, Porto
Magnum opusTodas as Palavras












________________________________________________________________________________________________________

Análise da obra "A Ovelhinha Preta", de Elizabeth Shaw, com as turmas do 1ºA e 1ºB (10-5-2017)

Este livro encantador conta as aventuras de uma ovelhinha preta - que salvou todo o rebanho numa tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o mandão do cão-pastor! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença.


Nascida em Belfast, em 1920, Elizabeth Shaw morreu em Berlim, em 1992, depois de ter vivido a maior parte da sua vida na Alemanha de leste (antiga RDA: República Democrática da Alemanha, 1949-1990) com o seu marido, o escultor e pintor suíço René Graetz.
Escreveu e ilustrou numerosos livros – além de ter criado imagens para obras de outros autores (Mark Twain, Erich Kästner, Astrid Lindgren, Bertolt Brecht, etc.) –, averbando no seu currículo prémios de prestígio, além de trabalhos editados em vários países. Escreveu em 1985, A Ovelhinha Preta (1.ª ed. na Caminho em 1997; 3.ª em 2009).

_________________________________________________________________

CONCURSO DE LEITURA

Realizou-se no dia 30 de março, a segunda fase do Concurso de Leitura, com seis alunos do 3º e seis do 4º ano, no âmbito do projecto aLer+ com Celorico – Educar e Inovar, no Centro Escolar de Gandarela (CEG), coordenado pela professora bibliotecária professora Adelaide e com a colaboração do professor Horácio.
Toda a comunidade escolar esteve presente, assistindo à atividade com muito interesse e respeito.
Após aberta a sessão pelo coordenador do CEG, professor António Carvalho, onde agradeceu a presença de todos, manifestando também que o concurso se desenvolvesse nas melhores condições e, por fim, apresentou a mesa do jurado, constituída por quatro elementos: professores Horácio e Lurdes, presidente da Associação de Pais (AP), professor José Sousa e pela assistente operacional Anabela. 
As crianças do pré-escolar também participaram cantando duas canções para valorizar esta iniciativa, bem como, para animar os presentes.
Antes da realização do referido concurso foi apresentado um pequeno filme, onde cada participante divulgou os seus gostos, preferências, um pouco da sua própria caracterização.  
Os alunos participantes no concurso tiveram que ler excertos de livros em prosa e em verso.
O júri procedeu à sua avaliação, a qual foi anunciada pelo prof. Horácio, relativa ao 3º ano, sendo a aluna Maria João da turma F, a vencedora e do 4º ano, coube ao presidente da AP anunciar a vencedora que foi a Matilde Oliveira da turma 4ºG.
Ambos os elementos do jurado enalteceram esta atividade, valorizando a participação e desempenho de todos os concorrentes, pois demonstraram que estavam bem preparados para o concurso. Realçaram a importância da leitura nesta faixa etária, pois assim adquirem hábitos que, decerto, os acompanharam pela vida, incutindo o prazer de ler, contribuindo para cidadãos com mais conhecimentos, mais intervenientes e mais desenvolvidos intelectualmente. 










____________________________________________________

Decoração da Biblioteca







----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pintura realizada pela Leonor do  JI de Caçarilhe

-------------------------------------------------------------------------------------------------




...........................................................................................................................
SEMANA DA LEITURA
«O prazer de ler»
Mensagem de abertura
        Com o poema de Eliseu Alves, assinalamos a abertura da Semana da Leitura, este ano subordinada ao tema “ O prazer de ler”.
Escutemos com atenção e meditemos na importância de ler por prazer…

Mais do que palavras, ler é saborear
Histórias tristes e belas, cenários de encantar
Mais do que ciência, ler é experimentar
Ler é sobretudo prazer… prazer de ler
Ler é não ter medo, ler é liberdade,
Ler é ser honrado, ser nobre, ser elevado
Ler é viajar, por terra, por rio e mar
Ler é sobretudo prazer… prazer de ler
Ler é ser capaz, ler é ser audaz
Ler é arriscado, por isso tem cuidado
Ler é vaguear de dia ou ao luar
Ler é sobretudo prazer… prazer de ler
Ler é mais que tudo o que possas imaginar
Ler é ser alguém, alguém que tem para dar
Dar e receber, dar para viver
Ler é sobretudo prazer… prazer de ler
________________________________________________________________________

CONVITE AOS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

                Durante a semana de 27 a 31 de março decorrerá a 11ª edição da Semana da Leitura subordinada ao tema “ O Prazer de Ler”.
Neste sentido convidamos os encarregados de educação/familiares/amigos a virem à escola partilhar uma leitura com a turma do seu educando.
A professora bibliotecária

___________________________________________________________________________

História analisada com as crianças dos JI de Caçarilhe, Rego e Ribas.


____________________________________________________________________________________

Análise da obra "O Elefante Cor-de-Rosa", de Luísa Dacosta, com as turmas do 2ºC e 2ºD (8-3-2017)


A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor- -de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda. Aparentemente simples, na forma e no conteúdo, este pequeno conto revela-se, afinal, fortemente cativante, seduzindo tanto pela riqueza das emoções que desperta como dos simbolismos que encerra - tão ao jeito de Luísa Dacosta!


Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos, mais conhecida pelo nome literário de Luísa Dacosta, foi uma escritora portuguesa. 
Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1927, em Vila Real, e faleceu dia 15 de fevereiro de 2015, em Matosinhos
Professora do ensino público entre 1968 e 1997, no Porto. Luísa Dacosta assinou muitos livros para crianças e adultos e recebeu, entre outros, o Prémio Vergílio Ferreira.
A prosa poética e o amor pelas histórias vieram da mãe: “Era professora primária e contava muito bem histórias de raiz popular. Mas também histórias de fadas.”





2ºC

______________________________________________________

Análise da obra "A girafa que comia estrelas", de José Eduardo Angualusa, com a turma do 2ºC (15-2-2017)


Este livro aborda uma história infantil sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha do mato, com a cabeça cheia de frases feitas.




José Eduardo Agualusa Alves da Cunha é um jornalista, escritor e editor angolano de ascendência portuguesa e brasileira. 
Nascimento13 de dezembro de 1960, Huambo, Angola
NacionalidadeAngolano

_____________________________________________________

Análise da obra "Dez Dedos Dez Segredos", de Maria Alberta Menéres, com as turmas do 1ºA e 1ºB (1-2-2017)




Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia. Tem uma vasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras. Foi professora dos Ensinos Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986. Publicou mais de 69 livros para crianças (contos, poesia, BD, teatro e novela). Em 1986, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".
Pesquisado na Internet

___________________________________________________

Análise da obra "O senhor do se nariz", de Álvaro Magalhães, com as turmas do 3ºE e 3ºF (1-2-2017)



Um conjunto de cinco contos encantadores e divertidos, que também nos deixam a pensar. Há a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça. Há também a história de quatro ladrões que são enganados por uma luz esverdeada que lhes falava ao ouvido. E a história de Pedro e Inês, que se queriam bem, mas se desencontraram durante a vida inteira (e na outra também). E a história do Senhor Pascoal, que deu a volta ao mundo à procura da felicidade e só a encontrou quando deixou de a procurar. E ainda a história de um homem ambicioso e agitado que não dava descanso ao seu anjo da guarda. 

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. A sua obra para crianças e jovens, que integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por cerca de 80 títulos, caracteriza-se pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento. 

Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura

_____________________________________

Análise da obra "A Maior Flor do Mundo", de José Saramago, com as turmas do 4ºG e 4ºH (25-1-2017)



       José de Sousa Saramago foi um escritor português.
    Em 1995 ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
      Mas foi em 1998 que José Saramago se tornou o primeiro escritor de língua portuguesa galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.
     Nascimento16 de novembro de 1922, Azinhaga
     Falecimento18 de junho de 2010, Tías, Espanha


4ºH



__________________________________________________________


 




Análise da obra "AQUELA NUVEM E OUTRAS", de Eugénio de Andrade, no âmbito da Educação Literária, pelas turmas do 1ºA e 1ºB (30-11-2016)














__________________________________________________________________________________
Análise da obra "OU ISTO OU AQUILO", de Cecília Meireles, no âmbito da Educação Literária, pela turma do 2ºC (16-11-2016) e 2ºD (14-12-2013).









Dramatização do poema "A Bailarina."



Trabalho elaborado na turma alusivo à obra analisada. - 2ºC

................................................................................................................................................................................






Trabalho da turma 2º D



______________________________________________________________________
Análise da obra "VERSOS DE CACARACÁ", de António Manuel Couto Viana, no âmbito da Educação Literária, pela turma do 4ºH. (16-11-2016)











___________________________________________________________________
Análise da obra "CORRE, CORRE CABACINHA", de Alice Vieira, no âmbito da Educação Literária, pelas turmas do 1º ano. (9-11-2016)














____________________________________________________________________________


Trabalho elaborado na turma do 1ºA, alusivo à obra analisada.



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Trabalho elaborado na turma do 1ºB.





_____________________________________________
SAÚDE ORAL
Atividade de sensibilização no domínio do projecto SOBE


No âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral e Biblioteca Escolar), o enfermeiro Ivo deslocou-se ao Centro Escolar de Gandarela, no dia 2 de novembro, para desenvolver a atividade relacionada com a “Saúde Oral”, explorando o livro “Cadeira dos Sonhos” com as crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo.


No final das sessões distribuiu um “kit de higiene oral” a todos os presentes, com o objetivo de os alunos lavarem os dentes diariamente, promovendo desta forma a saúde oral nas escolas.



Mais se informa que este projecto se encontra inserido no Plano Anual de Atividades do Agrupamento.




Exploração da obra "Cadeira dos Sonhos".






Distribuição dos kits de higiene oral





:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::







Exploração da obra "Cadeira dos Sonhos", com a turma do 4ºG. (23-11-2016)
Escovagem dos Dentes
Algumas recomendações:





A escova de dentes é um objeto pessoal e intransmissível;
Deve ser guardada em lugar seco, com os pêlos voltados para cima;
A higiene oral é a medida mais eficaz para prevenir as doenças orais;
Escove os dentes corretamente, pelo menos, 2 vezes por dia;
Use um dentífrico com flúor;
Utilize o fio dentário diariamente.


............................................................................................................








Trabalho realizado em contexto de sala de aula. Luna Slonska, 2ºC







________________________________________________
Análise da obra O PRÍNCIPE FELIZ, de Oscar Wilde , no âmbito da Educação Literária, pela turma do 4ºH.











:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Análise da obra ROBERTICES, de Luísa Dacosta, no âmbito da Educação Literária, pelas turmas dos 3ºF e 3ºE.




Alguns alunos do 3ºF, representam parte da obra "A Carochinha".

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Alunos do 3ºE





:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::










OS ALUNOS DA TURMA 2ºC, ANALISAM A OBRA UMA FLOR CHAMADA MARIA, DE ALVES REDOL, NA BIBLIOTECA, COM A COLABORAÇÃO DA PROFESSORA BIBLIOTECÁRIA ADELAIDE.



"- Nada disso - grita o Chim -, foi a Rã que rebentou inchada pela vaidade.Turma 2ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário